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Comunicação, Marketing e Credibilidade

O tema proposto para o 32º Encontro Comercial Braztoa, a ser realizado em São Paulo, nos dias 17 e 18 de setembro, é “Comunicação e Marketing”.

A grande mensagem que o setor de turismo como um todo precisa estar unido para transmitir, independente das estratégias de comunicação e marketing adotadas por cada uma das empresas que atuam no mercado, é de credibilidade. O valor maior para quem presta serviços.

Como profissional dedicada ao Grupo Costa Cruzeiros, na gerência de Vendas e Marketing, me sinto recompensada. Considero que as agências de viagens que atuam ou pretendem atuar no segmento, com quem convivo diariamente, percebem, na prática, que elas de fato exercem e desempenham indispensáveis serviços de consultoria, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. Por isso, só mesmo a rede de agenciamento e operações turísticas é capaz de atender a diversos segmentos e nichos de mercado: sob medida! Conhecedores dos diferenciais que qualificam o hardwarer e o software de serviços, oferecidos a bordo e em terra para quem realiza minis e cruzeiros marítimos no Brasil ou no Exterior, são os profissionais da linha de frente; os agentes de viagens, que conseguem atrair, conquistar e fidelizar clientes.

Recordo-me que a decisão da Costa Cruzeiros de restituir todos os consumidores, clientes das agências de viagens que já haviam efetuado pagamento de suas cabines, por ter a Cia decidido lançar promoções no final da temporada passada, foi emblemática. Esta decisão demonstrou, uma vez mais, que existem boas práticas comerciais que são muito mais rentáveis a longo prazo. Nossos hóspedes não só solicitaram reservas para a próxima temporada com antecedência, usufruindo as melhores condições em tarifas como é o caso da "Pague Já", como muitos também aproveitaram o desconto de 5% oferecido a bordo, para os passageiros que ao desembarcarem realizassem novas reservas. Este hóspede tinha a convicção de que se no futuro houvesse mais descontos, ele continuaria sendo privilegiado com as promoções atuais. Às vésperas do maior evento de negócios do setor turístico do Brasil, anunciamos a marca recorde de 100 mil hóspedes com reservas efetivadas para a nossa temporada verão 2009/2010 da Costa Cruzeiros, na América do Sul. Uma conquista que não foi alcançada pela menor tarifa, mas ao contrário, resulta da clara e direta percepção da qualidade e credibilidade, comprovada com os mais elevados índices de satisfação proporcionada aos nossos hóspedes.

Durante a 13º Avirrp, realizada no novo espaço do Centro de Convenções Taiwan, na cidade de Ribeirão Preto, nos dias 28 e 29 de agosto, neste ano, nós suspendemos várias promoções, respeitando a lei da oferta e procura. Sobraram poucas promoções. Desde maio, a campanha publicitária oferecida “2 por 1” nos minis em dezembro e 50% de desconto para cabines com varandas, se mostrou uma estratégia vencedora, uma vez que o mercado reconhece que a Costa oferece os cruzeiros de maior valor. Isso retrata a força da marca. Referência de produto com qualidade.

Além do melhor produto, da melhor relação preço-qualidade e da confiabilidade assegurada por quem restituiu o pagamento aos que anteciparam sua reserva, devido ao lançamento de promoções posteriores, outro fator determinante para o sucesso alcançado é manter uma conduta ética, vivenciada há mais de seis décadas de crescentes investimentos na valorização dos destinos turísticos da América do Sul. Os índices de clientes satisfeitos e fiéis respondem à dúvida que ainda persiste no mercado. Ou seja: o case Costa Cruzeiros prova que a tarifa mais alta não é fator restritivo para o consumo. Ao contrário. As tarifas praticadas são as preferidas. Garantem o melhor ROI – retorno sobre o investimento, tanto para as agências de viagens como para seus clientes.

A certeza de que um bom produto é a melhor vantagem competitiva sintetiza o fenômeno Costa no segmento de cruzeiros. Atualmente, estamos com o mesmo desempenho de vendas e com uma oferta maior, quando comparamos o quadro de ocupação dos nossos navios em relação a igual período do ano passado (antes da crise, é claro). Em tempos de crise ou de grande concorrência isso é o que faz a diferença. Valor agregado: Simulador de Grand Prix; SPA Samsara com 6000m2 de área útil incluindo 67 cabines Samsara; Toboágua; duas piscinas com tetos retrátil são apenas detalhes, importantes, sem nenhuma dúvida, que complementam o leque de diferenciais arquitetônicos e estruturais dos navios que proporcionam mais férias para o seu cruzeiro.

Claudia Del Valle

Gerente de Vendas e Marketing

Grupo Costa Cruzeiros

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